"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o Silencio dos bons."
Martin Luther King
A iniciativa parte dos profissionais do Complexo para demostrar publicamente a sua contrariedade á política vigente no que se refere ao tratamento da dependência de álcool e outras drogas que utiliza a internação compulsória e involuntária, método este considerado pela equipe como retrocesso da leitura dos transtornos mentais e da dependência e suas implicações psicossociais, criando novos manicômios com velhos hábitos e velhos objetivos, que são de higienização, fazendo do dos novos leitos em velhas concepções manicômios e velhos leprosários.

Assistimos filmes como "O bicho de sete cabeças"e o "Ilusionista" para refletir com a leitura cinematográfica brasileira e internacional estas velhas concepções que teimam em dar como novas.
Saímos as ruas com nossa bateria e através dos instrumentos de percussão fizemos barulho para chamar atenção para o realmente novo que é o tratamento por redução de danos.
Nos inspiramos no Museu da Resistência, para prosseguir em nossa resistência pela igualdade social e pela cobrança em todos os níveis do poder político de nosso Brasil, para uma política humanizada para os portadores de transtornos mentais, pelos dependentes químico e pela população de rua a partir de sua cultura nivelando-os as camadas sociais que os esqueceram ignorando-os.

A semana também foi bastante proveitosa pelos atletas dos times de futsal Complexo Prates, Tenda Parque Dom Pedro, Centro de Acolhida Joao Paulo, Tenda Barra Funda e Tenda Santa Cecilia, integrando serviços para a construção de um novo conceito sobre o tratamento a usuários de álcool e outras drogas.
Contamos também com a presença de referencias na área como a professora dr. Eliza Zaneratto (PUC-SP) e a também professora dr Tereza Endo, que realizaram palestras abertas para conviventes e profissionais atualizando os conceitos e reafirmando a relação entre colaboradores e conviventes do espaço.
Autores : Ricardo de Lima e Thauan Pastrello
Projeto e Execução : Equipe Técnica
Curadoria : Thauan Pastrello e Ana Cristina
Complexo Prates fazendo a sua parte!
ResponderExcluir