SAEC





"Trata-se de fazer prevalecer um novo conceito e uma nova cultura que substitua a meritocracia pelo direito, o voluntarismo pelo profissionalismo […] que demarca a presença das dimensões do técnico e do político  no cotidiano que se apresenta pela confiança na força de fazer e modificar a história" 
Marilda Villela Iamamoto



SAEC – Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana, a parceria publico/privado e a gestão do terceiro setor.

O trabalho estabelecido dentro do complexo Prates exige uma demasiada responsabilidade na administração e gestão de seu funcionamento, á algum tempo, os órgãos estatais, seja ele governo federal, estadual ou municipal, se aproximam de organizações da sociedade civil para que auxilie em parceria a administração de dado serviço, ou seja, o governo em suas esferas, necessitam da presença de uma organização social, normalmente sem fins lucrativos, para gerir e administrar o serviço que é de responsabilidade do Estado. No Prates não é diferente, no CAPS III AD e no AMA, existe, por exemplo, a gestão das “Irmãs hospitaleiras” que cuidam da gestão da unidade, e no nosso caso existe a SAEC – Sociedade Amiga Esportiva do Jardim Copacabana, esta organização social é resultado de um segmento da sociedade civil organizado sem fins lucrativos em caráter de ONG que administra o serviço: Centro de Acolhida e Espaço de Convivência para adultos e a SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente, cuidando da contratação de funcionários, alimentação, gerenciamento, atendimento a população e etc.
A principio é aparentemente estranho, porém essa pratica é utilizada  desde a década de 1990, quando no governo Fernando Henrique Cardoso, existia uma grande necessidade de olhar para a população mais pobre, é neste sentido que o governo abalado por uma recém crise econômica abre suas portas, eximindo-se da responsabilidade total para que o então terceiro setor administre seus investimentos e serviços. É basicamente uma transferência da responsabilidade burocrática para a organização que recebe a subvenção e a aplica e administra, sendo fiscalizada pelos órgãos estaduais responsáveis.
O terceiro setor só tende a crescer nos últimos anos se ampliando em diversos segmentos, principalmente na luta contra as desigualdades sociais. Na cidade de São Paulo a prefeitura municipal, e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a SMADS, regulam legalmente a participação e a parceira dos serviços sócio assistenciais com a portaria 46/2010 que dispões sobre a tipificação da rede sócio assistencial e a regulação de parcerias operada por meio de convênios. Esse tema é bastante complexo sendo que para podermos prosseguir indicamos nas Dicas de Leitura e Bibliografia, alguns dos livros que são referencias na área. Assim prosseguimos mostrando que a parceria e a gestão do terceiro setor nos serviços públicos faz com que certas organizações se destaquem em sua atuação, no Complexo Prates não é diferente, a organização social que administra sua maior parte é a SAEC, vamos conhecê-la um pouco mais?

    1. A SAEC, uma história de 30 anos, um trabalho para quem necessita.

A organização social, como vimos, é o segmento que da vida a instituição social na qual se dedica, seu trabalho é diretamente responsável pelo bom andamento do serviço, bem como pelos resultados positivos no trabalho com o segmento populacional no qual trabalha.
A SAEC tem uma história de trabalho sério e dedicado a população, sem fins lucrativos repassando a serviço da população o que lhes é de direito. Em seu site podemos ver um pouco de sua atuação e história. A Sociedade Amiga Esportiva Jardim Copacabana nasceu em 20 de Julho de 1982 para ser uma ferramenta de luta dos trabalhadores e moradores do bairro do Jardim Ângela e seu entorno. Por muitos anos ela vem acompanhando e lutando junto com os moradores por melhores condições de vida e dignidade, dentre essas lutas estão o movimento por creches, asfaltamento de ruas, rede de esgotos, energia elétrica, abastecimento de água, escolas, postos de saúde, moradia dentre outros. Muitas dessas lutas foram e continuam sendo vitoriosas, um grande exemplo disso o do Movimento de Moradia que contribuiu para tirar muitas famílias de áreas de risco e de favelas e também para que centenas delas saíssem do aluguel para suas casas próprias.
Tendo sua área de atuação marcada no território do Jd. Copacabana, que leva em seu nome, hoje se projeta em outras áreas que necessitam de sua intervenção, vejamos por assim dizer, o próprio Complexo Prates, que se localiza no Bom Retiro e que carrega com sigo uma grande missão e responsabilidade. Falando em missão sabemos que toda organização traz em sua formação um propósito, uma real missão, na SAEC não é diferente, a missão da nossa organização, facilitada em seu site é o:

“Atendimento global da criança e do Adolescente, defesa dos direitos sociais, dar assistência ao desempregado, ao aposentado, ao idoso e aos cidadãos de baixa renda;  promoção da Assistência Social, proteção á família, maternidade, a infância, a adolescência, a velhice, as pessoas portadoras de deficiência, a integração ao mercado de trabalho, a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; promoção gratuita da educação; preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável”.
Essas entre muitas outras missões são a carga de responsabilidade que a organização social carrega com sigo, facilitar o que é de direito do cidadão na realidade dura em tempo de criminalização de movimentos sociais, de crises internacionais, do não cumprimento dos direitos, e da violência á classe trabalhadora desprotegia na luta pela construção material e concreta dos direitos contidos na constituição de 1988. Essas lutas são bandeiras do passado que se renovam a cada dia fazendo de cada um de nós colaboradores da SAEC sujeitos que carregam essa bandeira, a bandeira da justiça social, onde colocamos a cada dia um tijolo nessa construção que é nossa, no momento da criação de vinculo com a população, na luta pela igualdade, do não preconceito. Profissionais assim carregam a bandeira da SAEC, carregam a bandeira da população em situação de vulnerabilidade, a bandeira do povo, e da classe trabalhadora.

Bibliografia Dicas de Leitura 

SANTOS, Josiane Soares. Questão Social: Particularidades no Brasil. Cortez, São Paulo, 2012: 94.

Portaria 46/2010/ SMADS – Dispões sobre a tipificação da rede sócio assistencial.
Portaria 47/2010/ SMADS – Dispões sobre referência de custos dos serviços da rede socioassistencial operada por meio de convênios. 

ARRETCHE. Marta. Federalismo e Políticas Sociais no Brasil: problemas de coordenação e autonomia. Trabalho apresentado no VI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Rio de Janeiro, julho de 2004.

IAMAMOTO. Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 13º Ed. São Paulo, Cortez, 2007.

http://www.saecsp.org.br/ Acessado em 14 de Outubro de 2012 ás 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário