sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Fórum Estadual de Redução de Danos, Complexo Prates: Presente!


O Complexo Prates esteve presente nos encontros anteriores do Fórum Estadual de Redução de Danos, e nesta quinta feira não foi diferente. Marcando presença, nosso serviço garante a atualização participativa nos encontros que reúnem a discussão do tema álcool e outras drogas, garantindo a atualização técnica, teórica, ideológica e humana sobre o tema. Conforme o ultimo boletim: "A criação do Fórum Estadual de Redução de Danos foi uma iniciativa do Centro de Convivência É de Lei, ao se deparar com a ausência de espaços públicos de debate sobre o tema e a contínua desarticulação dos movimentos sociais que pensam a questão. Esse cenário tem contribuído para o enfraquecimento da Redução de Danos que se caracteriza como uma das principais diretrizes de atenção ao fenômeno das drogas nas políticas brasileiras.
A evolução histórica da Redução de Danos, que os encontros do Fórum tem confirmado, demonstra o quanto ela se ampliou e se transformou desde sua implantação no Brasil. Hoje ela atravessa as relações com consumidores de diferentes drogas e em diversos contextos.
É notória a dificuldade de compreensão conceitual da Redução de Danos, justamente pela sua amplitude, mas também pelo cenário político proibicionista, as cargas moral e ideológica associadas ao consumo de drogas, e a predominância de um modelo biomédico.
Entendemos a Redução de Danos como um movimento que influencia atualmente a construção de políticas públicas em saúde e está relacionado a práticas não prescritivas, e pressupõe a participação ativa das pessoas na construção de possibilidades de viver e conviver com o consumo de drogas. Desta forma o Fórum também se propõe a ser um espaço público de construção coletiva do conceito e prática da RD.
O Fórum foi implantado com apoio do Programa Estadual de DST Aids da Secretaria de Saúde de São Paulo. A parceria de 24 meses que se iniciou em setembro de 2012 prevê a realização de 12 encontros do Fórum, com reuniões mensais de um grupo de articulação. Além disso há a produção de quatro boletins informativos, uma cartilha para redutores de danos e um livro de artigos sobre a produção deste coletivo.
Para a implantação do Fórum convidamos um grupo de pessoas, de diversos setores, com reconhecida atuação na área para uma discussão do estado da arte da Redução de Danos e a partir disso identificar os temas que seriam importantes de serem abordados nas reuniões. Esses temas, juntamente com a produção de cada encontro, têm norteado os trabalhos do Fórum."

Próximo encontro de numero 5 ocorrerá em 03/10/2013 local ainda não informado pela comissão organizadora.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!





Texto extraído do editorial do  Boletim numero 2 do Fórum Estadual de Redução de Danos - São Paulo.
Acesse o Facebook do Fórum e receba noticias...
Mais informações É de Lei.
Curadoria: Thauan Pastrello, Ana Cristina e Ricardo Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário