quinta-feira, 23 de maio de 2013

Curso de Alfabetização


"Onde quer que haja homens e mulheres, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender". Paulo Freire



O curso de alfabetização no Prates é quem sabe a mais bela experiência em vivencia, proporcionando a todos um laboratório onde não só se aprende com os símbolos a leitura de palavras, frases ou textos, ou como escrever corretamente...


Utilizando o método de Paulo Freire, ou seja, partindo sempre das aquisições dos próprios integrantes do grupos, com sua bagagem social, cultural e política, ultrapassando o conceito de letramento, pois atinge suas reais necessidades.
Como o curso se constrói a partir de suas realidades e necessidades que apresentam, como por exemplo: O que é um RG qual seu significado e importância. E assim com todos os documentos , levando-os ao entendimento,  compreensão para exercício de sua cidadania.
Também é trazido para discussão como homofobia, violência familiar, atualidade e realidade a partir de sua cultura, valores para auto descoberta participativa no mundo e para o mundo.
Essa atividade profunda que parte do âmago socioeducativo é desenvolvida pela Orientadora Jane Gurgel Lima    formada em Serviço Social, o que permite trabalhar com efervescência e propriedade as questões dos direitos de nossos usuários do serviço.



Autor : Ricardo de Lima

Projeto e execução : Jane Gurgel
Curadoria : Thauan Pastrello e Ana Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário